top of page
Foto do escritorClínica Carvalho

Dia Internacional da Mulher

Atualizado: 1 de jun. de 2021

Hoje 08 de março, Dia Internacional da Mulher. Poderia começar escrevendo da beleza que as mulheres nos encantam, dos cuidados da maternagem que é responsável em grande parte pela nossa existência física e psíquica, ou ainda da revolução que a mulher impôs ao mercado de trabalho e consumo. Porém não posso deixar de ver outro lado que ainda persiste na relação entre homens e mulheres da Pós-Modernidade.

Percebemos facilmente que este dia tem se transformado numa espécie de alívio de culpa coletivo. Digo isto porque, neste dia enxurradas de postagens de amor ao sexo “frágil” aparecerão nas redes sociais, apesar da crise as floriculturas e comércios afins terão uma boa movimentação e em quase todas as instituições da sociedade acontecerão cerimônias comemorativas alusivas a esta data.

Mas como será amanhã? As flores começarão a murchar, a caixa de bombons terá apenas alguns papéis e os discursos das homenagens estarão numa folha amassada numa lata de lixo ou quem sabe numa gaveta pra ser esquecida até o dia da faxina.

É preciso levar o espírito que está no Dia Internacional da Mulher para o ano todo. É necessário vermos que a mulher tem a suas fragilidades e com isto, entrarmos em ação, no sistema de saúde pública em que muitas não conseguem ter acesso a tratamentos que são de necessidade a sua condição física. É imperativo revermos a beleza que escraviza a mulher e dita moda para serem bonitas e lindas, mas não pela percepção delas mesmas, e sim pela convenção de um mercado de consumo capitalista de ótica machista que impõe um padrão de beleza, levando muitas meninas a situações de extrema baixa estima que pode ser a porta de entrada de várias doenças de fundo psicológico. É imprescindível todos reconhecerem a extrema deslealdade da dupla ou tripla jornada de trabalho colocada nos ombros da mulher que ainda por cima muitas vezes tem um salário na média inferior ao dos homens.

Então se refletirmos sobre o Dia Internacional da mulher como um momento de pensamento/ação para a construção de uma nova configuração do tecido social, com mais equidade e fraternidade, e com menos egoísmo e subserviência e dou um Feliz dia Internacional da Mulher, para todas que de uma forma ou de outra são heroínas por sobreviverem com graça, alegria, elegância e muito bom humor nesta sociedade tão cheia de contradições.




15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Rosane e Aguinaldo Carvalho Flórida Paulista Adamantina

bottom of page