top of page
Foto do escritorRosane Carvalho

Idoso é teimoso?

Atualizado: 28 de jan. de 2022

É comum ouvirmos a expressão “meu avô ou meu pai é teimooosoo”.

Na verdade os idosos possuem opiniões enraizadas e difíceis de serem modificadas, afinal chegaram até aqui pensando como pensam. Esse jeito precisa ser respeitado, certo?

Mas como contornar costumes e rotinas que não conseguem mais realizar sozinhos? O tratamento psicoterapêutico neste processo de envelhecer aceitando as limitações pode ajudar e muito.

O idoso como os demais seres humanos têm necessidades básicas, amor, atenção, afeto, alimento, e amigos, mas em determinada etapa da vida é necessário pensar sobre como envelhecer se faz pertinente, principalmente para que se veja essa fase da vida como algo positivo.

Com as sessões de terapia pode ser que o idoso passe a ter uma vida com melhor qualidade, menos angústia e ansiedade; lide melhor com seus relacionamentos com amigos, cônjuge e familiares; e melhore a qualidade de seu sono.

Durante o processo terapêutico fazemos uma avaliação para saber como é o relacionamento familiar e com os amigos, trazemos para a discussão como aceitar a velhice e também tirar proveito desta etapa, já que está cheio de experiência de vida.

Envelhecer com saúde é saber lidar com as emoções principalmente em situações de rotina e agora deixa aos poucos de fazer parte do dia a dia e traz sofrimento emocional.

Ser terapeuta de idosos é ter um olhar de empatia para as suas dores, ver pelo ponto de vista do paciente e tecer um diálogo acolhendo a dor, colaborando com a ressignificação de maneira positiva para promover mais bem estar e qualidade de vida.


Posts recentes

Ver tudo

Comments


Rosane e Aguinaldo Carvalho Flórida Paulista Adamantina

bottom of page