No Transtorno Bipolar (BP) o humor assume "vontade própria", deixando de responder adequadamente ao que seria esperado. É um distúrbio que se caracteriza pela alternância severa de humor ao longo da vida.
É uma instabilidade, que pode levar a momentos de enorme euforia, agitação e hiperatividade e, em seguida, a momentos de fadiga, depressão profunda e grande perda de energia.
O Transtorno Bipolar também é conhecido como doença maníaco-depressiva, e existem quatro tipos básicos, que podem variar entre intensidade leve, moderada ou grave. Todos os tipos envolvem mudanças claras no humor, na energia e nos níveis de atividade do indivíduo.
Diferente das mudanças de humor que acontecem com uma causa específica e identificável, nos casos de bipolaridade essas alterações do humor são súbitas, mas duradouras, sempre associadas a mudanças do nível de energia ou do comportamento, comprometendo inclusive a habilidade da pessoa de lidar com as tarefas mais simples do dia a dia.
O tratamento terapêutico e psiquiátrico são indispensáveis para as pessoas com Transtorno Bipolar. O diagnóstico correto e o tratamento adequado fazem enorme diferença na qualidade de vida e no controle do distúrbio, recuperando algo precioso, que todo mundo precisa para viver bem: equilíbrio e autoconhecimento.
Komentarze