O nome deriva de duas áreas, Psicologia e Pedagogia. Porém, aplica-se também outros conhecimentos como da neurologia e da psicanálise.
Como psicopedagoga trabalho com o objetivo de descobrir o que está impedindo a aprendizagem, que pode ser multifatorial. Na verdade, a não aprendizagem, muitas vezes é apenas a ponta do “iceberg”.
Como assim? A ponta do “iceberg”? O que está por trás pode ser um transtorno de ajustamento na escola, dificuldades emocionais, bullying, abusos, transtornos de aprendizagem que envolvem dificuldades na concentração, atenção, linguagem ou processamento visual de informações, transtorno neurobiológico como o TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade), entre outros.
O Psicopedagogo não só investiga as causas da não aprendizagem, como também propõe um plano interventivo personalizado para promover o desenvolvimento com foco nas potencialidades do sujeito aprendente, seja criança ou adulto. Somos fruto de uma sociedade com foco na escassez, ou seja, no que falta… “quando eu conseguir fazer o curso tal eu vou estar pronto”, “quando eu…”. PARE! Na Clínica Carvalho fazemos o trabalho na contramão, focamos no que o sujeito tem de favorável para desenvolver.
Entendemos o sujeito de maneira holística, ou seja, um ser humano que se desenvolve biologicamente (fases de desenvolvimento), socialmente nas relações com os amigos e com a família, psicomotor, linguístico sem esquecer da sua história de vida.
No decorrer do trabalho realizamos entrevista centrada na aprendizagem, sessões lúdicas, análise do material escolar, aplicamos provas projetivas, provas piagetianas, fazemos as intervenções; orientamos a família e a escola por meio do informe psicopedagógico.
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