Até poucos anos atrás, as consultas psicológicas on-line (realizadas à distância, de forma não-presencial), tinham finalidade apenas de orientação, com limite no número de sessões permitidas. Isto mudou em 2018, ainda antes da pandemia, quando o Conselho Federal de Psicologia autorizou o uso mais abrangente e sem restrição no número de sessões.
Qualquer pessoa maior de 18 anos, ou menores de idade autorizados por seus responsáveis legais, podem ter suas consultas psicológicas realizadas por meios digitais. A eficiência é a mesma das consultas presenciais e mantêm rigorosamente os mesmos compromissos com a metodologia científica, respeito à ética e absoluto sigilo das informações.
A escuta, o suporte emocional, o vínculo de confiança entre o paciente/cliente e o profissional, e até mesmo o "ambiente" acolhedor, podem ser muito bem estabelecidos. Afinal, o contato continua sendo humano! Apenas o meio é digital.
Em um mundo em que o tempo é cada vez mais valioso, com o avanço da tecnologia e com o aumento das pessoas habituadas às chamadas por videoconferência, as consultas on-line tornaram-se uma opção - e uma realidade - para muitas pessoas.
Além de evitar deslocamentos ou a melhor acomodação das sessões à agenda, as consultas on-line atendem também outras necessidades mais específicas. É o caso, por exemplo, de quem deseja realizar as sessões mesmo quando está em viagem, para quem mora em cidades pequenas e não encontra profissionais, para quem vive em outros países e deseja fazer terapia em sua língua natal ou para quem tem dificuldades de mobilidade.
A psicoterapia on-line pode ser feita em qualquer momento da vida, basta desejar. O processo de fortalecimento interno, autoconhecimento e transformação podem ajudar muito a pessoa a se sentir melhor e recuperar sua saúde emocional.
A tecnologia é apenas ferramenta. O que importa é entregar-se ao processo e manter-se firme no propósito de cuidar melhor de si mesmo. Isso tem muito mais a ver com sua motivação e compromisso, do que com qualquer questão tecnológica.
Comments