As características de um quadro de timidez são basicamente os mesmos de quem tem a Fobia Social. A diferença está na intensidade das reações, que na Fobia Social são bem mais severas.
O tímido se sente mal em situações mais específicas, não necessariamente em todos os momentos. Em alguns ambientes nem sentem timidez, ainda que haja pessoas. O tímido pode sentir-se perfeitamente tranquilo em ambientes nos quais esteja confortável, junto de pessoas conhecidas. A timidez é passageira e quem sofre com ela consegue ter momentos de satisfação e prazer ao lado de outras pessoas.
Já quem sofre de Fobia Social se sente mal quase que o tempo todo, e em ocasiões muito mais diversas, praticamente em todas as situações que envolvam pessoas.
"Continuidade" é a palavra que diferencia a Fobia Social da timidez. Os sintomas de ansiedade intensa, o sofrimento, o estresse e os pensamentos negativos são contínuos e, muitas vezes, limitantes para quem sofre de Fobia Social. Isto leva a pessoa ao isolamento. Ao não ser percebida, ela evita o sofrimento.
Para diagnosticar a fobia social é necessária uma análise detalhada da pessoa. A psicoterapia, seja frente à timidez, seja no caso de uma Fobia Social, permite que você domine os pensamentos e as crenças que provocam a ansiedade e levam ao isolamento e à necessidade de evitar contatos. A terapia melhora sua autoestima e facilita uma reintegração social gradativa e saudável, em que você sinta maior facilidade em lidar com sua exposição pessoal, sem sentir medo ou vulnerabilidade.
Comments