top of page
Foto do escritorRosane Carvalho

Use a raiva a seu favor

A raiva faz parte das emoções básicas, que todos os seres humanos sentem vez ou outra. Geralmente surge diante da sensação de injustiça, de perdas, da indiferença, quando há traições ou acontecimentos frustrantes, inesperados e desagradáveis.

É importante que você compreenda que emoções como a raiva são naturais. Você deve se permitir senti-las de vez em quando, mesmo não sendo boas. O importante é compreendê-las - e compreender-se - para saber administrá-las adequadamente.

A raiva tem muito a ensinar. Ela é uma emoção ativa - não é resignada, nem passiva. É uma emoção urge por sair, que tem potência, que coloca para fora uma mágoa ou uma dor. Mas não é inteligente, muito menos saudável, perder a cabeça e, muitas vezes, piorar uma situação que, por si só, já pode estar desequilibrada.

Usar a raiva a seu favor é vivenciar esta emoção internamente e transformá-la em força para realizar mudanças. Pergunte-se se sua raiva é "proporcional" ao que a motivou. Ela tem uma causa real, razoável, ou tem origem em sentimentos imaturos e egoístas? Se sua raiva é fruto de decepções reais, de que forma você pode usá-la como oportunidade de crescimento pessoal?

E a forma como você expressa sua raiva, como é? É preciso aprender a digerir os sentimentos, antes de expor de forma inadequada o que se pensa ou se sente. Você pode sentir raiva - mas isso não necessariamente deve fazer de você uma pessoa agressiva.

A terapia pode ajudar você a se conhecer melhor, e assim, aprender a se preservar, ponderando e se afastando, quando necessário, ou sendo mais ativo e firme, sem perder necessariamente perder o controle.

Durante o processo da psicoterapia é possível identificar padrões distorcidos e aprender a gerir melhor suas emoções, para que você não seja omisso com relação ao seu sentir, e saiba demonstrar o que desagrada, sem perder o equilíbrio e a elegância, sempre que possível.

Use sua inteligência e sua energia somente para o que é verdadeiramente produtivo para você. A raiva deve ser uma força motriz, que ponha você em movimento, mas não se torne sua prisão.


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


Rosane e Aguinaldo Carvalho Flórida Paulista Adamantina

bottom of page